Fraudes Bancárias: como se proteger
Fazer compras, transações bancárias e outras operações financeiras ficou mais prático e rápido com as plataformas on-line. Entretanto, a inovação da era digital trouxe consigo uma onda de fraudes na internet.
Fraudes bancárias são crimes que acontecem com grande frequência e podem ocorrer de várias formas como: roubo de identidade, clonagem de cartões, phishing (e-mails falsos), skimming (dispositivos para clonar cartões), fraude de transferência eletrônica, entre outros.
Algumas dicas para evitar os golpes:
Nunca clique em links suspeitos, seja por e-mail ou SMS.
No WhatsApp habilite a opção “Verificação em duas etapas”: Configurações >Ajustes > Conta > Verificação em duas etapas.
Desconfie se receber mensagens com pedidos financeiros de familiares ou amigos, confirme por telefone com a pessoa.
Pesquise cuidadosamente se o site em que está realizando uma operação é confiável.
Instale um antivírus no seu dispositivo.
Nunca forneça dados, senhas, números de cartões por telefone e nunca entregue seu cartão a ninguém.
Desconfie da ajuda de estanhos.
Confira dados do boleto que está pagando.
Não anote senhas em locais de fácil localização e nem em bloco de notas de computadores ou celulares, e utilize senhas fortes, trocando-as regularmente.
Nunca repasse códigos recebidos por SMS para terceiros.
Se você suspeitar que foi vítima de um golpe em ambiente digital, reporte o incidente para as autoridades competentes, como a polícia ou órgãos de proteção ao consumidor, e entre em contato com sua instituição financeira para relatar o ocorrido e tomar providências necessárias para proteger suas contas e informações.
Fonte: Comissão de Direito Bancário - OAB/MG